Aprenda 8 técnicas para transformar a imagem da sua empresa no Instagram

Ter um perfil na rede social que mais cresce no mundo é uma ótima opção para o seu negócio
Os canais para fortalecer a marca e estreitar laços com o público proliferam-se com o crescente uso das redes sociais. Facebook, Instagram, Twitter e Youtube são canais eficazes para uma empresa se posicionar, encontrar seu público e, até mesmo, aumentar seus lucros.
A rede social que mais cresce no mundo é o Instagram. Em 2016, o aplicativo registrou aumento de 26%, alcançando 500 milhões de usuários no mundo todo, o Brasil aparece como o 2º país que mais utiliza a plataforma com mais de 35 milhões de pessoas compartilhando fotos, imagens e vídeos diariamente.
“Uma imagem vale mais que mil palavras”, é nesse provérbio que empreendedores precisam focar para direcionar suas ações nessa rede social onde a imagem diz tudo. “No Instagram, uma boa foto tem o poder de cativar seu público. É possível gerar empatia sem usar palavras. É dessa emoção que o Marketing Digital das pequenas e médias empresas deve se utilizar para engajar o público”, afirma Nils Kauwertz, CEO da Wunder.
É importante que o empreendedor saiba a melhor forma de conquistar seu espaço e criar relevância para a marca em uma rede social que preza por imagens e não textos. Veja abaixo oito dicas valiosas para aprender como ter sucesso no Instagram e converter fãs em possíveis clientes:
- Apresentação é tudo
Atenção ao preencher os campos de cadastro, principalmente o campo “nome de usuário”, que vai ser como sua empresa vai aparecer para o público, preencha da forma mais clara para que as pessoas encontrem sua empresa facilmente. Outro detalhe que exige atenção, a foto de perfil: o espaço não é grande, então facilite, utilize seu logo ou uma imagem que seja diretamente ligada ao seu negócio. Evite imagens poluídas e com muito texto, será impossível descobrir do que se trata seu perfil.
- Produza suas fotos
Suas postagens serão reflexo da sua marca, elas vão dar o tom de como sua marca é profissional. Por esse motivo, planeje suas postagens, produza suas fotos, pense em cores, ambientes, objetos e personagens, se for o caso. É importante que suas fotos sejam bonitas e inspiradoras. Você tem a chance de apresentar seu branding para um grande público de forma direta e profissional.
- Crie um padrão e deixe sua marca
Seu Instagram conta uma história, ou várias histórias, cada foto é uma sequência de uma estratégia de marketing. Para obter êxito nessa empreitada, tenha coerência na hora de postar. É importante que suas fotos se comuniquem entre si. Outro ponto essencial é criar e manter um padrão de edição, filtros e cores. Faz toda diferença que quando um usuário veja uma foto ligue a imagem diretamente a sua marca. Mas não se preocupe, ter um padrão não significa fotos sempre iguais, seja criativo!
- Aproveite o único espaço para links
Você pode mostrar fotos e vídeos do seu produto, porém, não pode colocar nenhum link nas publicações. O único espaço para links fica na opção “link do site”, onde é possível colocar o endereço para sua página. Existem duas formas de utilizar bem esse pequeno, porém valioso, espaço. O primeiro, se for preciso, troque o link e direcione seu público para campanhas, landing page ou produto específico. Segundo, crie chamadas nos posts com “acesse o link na bio”, “mais detalhes no link da bio”, essas frases já fazem parte da rotina dos usuários do Instagram.
- Seja bonito e divertido
Você usa Instagram? Se sim, recorde as últimas fotos que você curtiu. Com certeza, a maioria delas eram bonitas, divertidas ou as duas coisas. Essa é a receita de sucesso do Instagram.
Utilize ambos os tipos, mas saiba dosar. Poste fotos ou frases engraçadas de vez em quando, com temas ligados ao seu produto, o estilo de vida dos consumidores e os bastidores de como ele é feito.
- Divulgue conceitos
Lembre-se que é preciso ir além da forma tradicional para divulgar sua marca no Instagram. Evite publicar produtos e propagandas diretas. Ao invés disso, publique conceitos, o estilo de vida que está ligado ao seu negócio. Pense no tipo de sensações que seu produto ou serviço quer causar nas pessoas e crie imagens que também transmitam essas emoções. Seja estimulante, interessante, diferente. Tendo identidade, sua marca pode criar no Instagram uma personalidade e se tornar referência.
- Conte histórias
Pessoas se identificam com pessoas, histórias têm o poder de aproximar ainda mais o público da sua marca. Assim como no marketing de conteúdo, a maneira mais fácil de criar empatia com seus seguidores é inspirá-los com exemplos de pessoas reais. Você deve ter percebido que, no Instagram, cada foto deve ser planejada, montada para que o resultado seja o esperado, aproveite o planejamento e crie boas histórias.
- Use vídeos
No começo, apenas imagens eram bem-vindas no aplicativo, depois um teste com vídeos de até 15 segundos… agora, o Instagram permite vídeos de até 1 minuto, também é possível fazer montagens animadas pelo próprio aplicativo, por exemplo, o famoso “Boomerang”. Os vídeos são leves e começam automaticamente, aumentando ainda mais o alcance da sua marca – só tome cuidado para não cair na publicidade e divulgar comerciais. As regras do “atraia e divirta” e do “80/20” continuam valendo aqui. Além disso, aproveite a nova funcionalidade do aplicativo, as “Stories”, um conteúdo em foto ou vídeo que dura 24h e fica disponível para todos seus seguidores.
Sobre a Wunder
Fundada em 2015, a Wunder tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre Marketing Digital de uma maneira fácil e inovadora. A metodologia consiste em testar todas as técnicas que estão fazendo sucesso no mercado por meio de um passo a passo simples e prático, com foco no resultado. A startup é uma plataforma de capacitação que ensina o empreendedor a implementar tecnologia no seu próprio negócio a fim de desenvolvê-lo, economizando recursos e aumentando produtividade com vídeos passo a passo sobre ferramentas, melhores práticas de marketing digital, vendas, produtividade e técnicas de gerenciamento.
Quem faz a Wunder:
Nils Kauwertz, CEO & Co-Fundador:
Nils acredita que educação e tecnologia estão ligadas para potencializar o desempenho de empresas e empreendedores. Pessoas e organizações capacitadas são capazes de criar melhores soluções e mudar seu negócio. Em busca de formação e experiência, Nils saiu da Alemanha, seu país de origem, e viajou por Estados Unidos, Inglaterra, China e Brasil. O intercâmbio educacional e cultural ascendeu a paixão pela inovação no campo de ensino. A partir dessas experiências, ele criou a Wunder Digital, com objetivo de tornar empreendedores e as empresas mais produtivas e competitivas. Essa meta só foi alcançada unindo qualidade de conteúdo e facilidade tecnológica.