Max Gehringer: Hora de Pedir Demissão

Qual é o momento para se pedir demissão? Max Gehringer responde! Especialista lista três dicas que devem ser levadas em conta por quem quer trocar de emprego.
Para mais conteúdo sobre crescimento da carreira, negócios, inovação, vendas e vale do silício nos Estados Unidos, com convidados do Google, Facebook, Microsoft, Nubank, Ambev, acesse agora:
https://www.youtube.com/canalandrebianchi?sub_confirmation=1
Texto/Matéria: Metrópole – Rafaela Benez
Sair de um emprego ou até mesmo trocá-lo não é algo que deve ser decidido por impulso, por isso o Metrópoles traz as dicas do especialista Max Gehringer para ajudar você a tomar uma decisão de forma saudável para a sua carreira.
Sair de um emprego ou até mesmo trocá-lo não é algo que deve ser decidido por impulso, por isso o Metrópoles traz as dicas do especialista Max Gehringer para ajudar você a tomar uma decisão de forma saudável para a sua carreira. Em breve teremos reacts abordando: Max Gehringer como pedir aumento Max Gehringer Fantástico Max Gehringer Puxa Saco Max Gehringer Hora de pedir demissão Max Gehringer liderança Abaixo, texto
G1 – Marta Cavallini Veja como pedir aumento de salário sem fazer ‘mimimi’ Argumentação para convencer chefe deve ser embasada na produtividade. Tira-dúvidas mostra o que pode ser dito, em que momento e valor plausível.
O momento de pedir aquele aumento de salário tão sonhado pode ser considerado o mais delicado para o profissional dentro da empresa, porque envolve não somente coragem, mas principalmente argumentação para convencer o chefe de que ele está merecendo ganhar mais.
No entanto, para que esse reconhecimento se concretize, é preciso avaliar o trabalho que vem sendo desempenhado, a situação da empresa, como estão os salários do mercado compatíveis com a função e até o humor do chefe. Os consultores de carreira Max Gehringer e Roberto Recinella dão dicas do que dizer e em qual circunstância ou melhor momento.
E alertam: não adianta fazer drama ou alegar motivos pessoais, o popular “mimimi”: é preciso justificativas embasadas na produtividade para fazer o pedido. MOTIVOS Posso alegar motivo pessoal, como por exemplo, o salário não supre minhas despesas pessoais, acabei de ganhar filho ou minha mãe está doente? Max: Não. Talvez empresas devessem ser mais compreensivas em situações como essas, mas infelizmente elas não são. Uma empresa se mostra disposta a considerar um aumento quando sente que o problema é dela. Casos pessoais são problemas criados pelo próprio funcionário e portanto cabe a ele resolvê-los, não à empresa.
Além disso, empresas evitam criar precedentes. Se um aumento fosse concedido a um funcionário que não consegue pagar a prestação do carro, todos os outros funcionários em situação semelhante iriam usar o mesmo argumento. Recinella: Não. Isso só demonstra que, se você não sabe administrar seu dinheiro, também não saberá administrar o da empresa.
Só apresente fatos profissionais de seu desempenho que justifiquem um aumento. saiba mais Veja como montar um currículo Como responder às perguntas de entrevistas de emprego Como se ambientar nos primeiros dias de trabalho Pode alegar muito tempo de casa e nunca recebi aumento? Max: Sim, desde que outros funcionários do mesmo setor tenham recebido aumentos nos últimos 12 meses. Se ninguém recebeu, o pedido deve ser feito em grupo, porque negar uma solicitação coletiva será bem mais difícil para o chefe do que negar para um só. Recinella: Não. Já passou a época em que o tempo de casa refletia em aumento. Hoje a moeda de troca é competência e resultados.
Posso alegar recebimento de proposta de outra empresa? Falo o salário oferecido? Max: Sem dúvida. Esse é o caso clássico em que o problema passa a ser da empresa. Ela sabe que contratar um novo funcionário, treiná-lo, e depois esperar que ele se adapte e deslanche, sairá muito mais caro do que conceder um reajuste a quem já conhece o trabalho.
De todos os motivos para conseguir um aumento, uma proposta de outra empresa é o que mais funciona. Recinella: Mesmo que você tenha liberdade com seu superior, pode parecer chantagem. Se ele se sentir à vontade, tentará cobrir a oferta. Mas, cuidado! Não faça isso como manobra para receber aumento, pois um dia será descoberto e isso se voltará contra você. Posso justificar a entrada de alguém no setor ganhando mais que eu?
Max: Sim. Legalmente, funções iguais devem ter salários iguais. Aí nem seria um pedido, seria uma solicitação para que a lei fosse aplicada.
Caso mesmo assim a empresa responda que não, o funcionário poderá um dia entrar com uma ação trabalhista e receber a diferença. Recinella: Pode, desde que você consiga justificar que sua formação ou resultados são superiores ao dessa pessoa e por isso você merece uma equiparação.